Contexto

Os serviços de transporte público já incorporam hoje muitas tecnologias de informação para a gestão dos seus serviços e mesmo para a comunicação com os seus utilizadores, nomeadamente no caso da bilhética com a utilização de suportes eletrónicos ou no campo da informação ao passageiro onde disponibilizam informação do estado do serviço em tempo real.

No caso particular da bilhética não existe nenhuma interligação entre os suportes eletrónicos usados e os dispositivos móveis dos utilizadores. Existem algumas razões principais para que tal aconteça:

  • Apesar da introdução progressiva das comunicações sem contacto NFC nos smartphones esta tecnologia ainda não tem utilização significativa para integração com os equipamentos da bilhética ou mesmo com os suportes usados por dificuldades técnicas de integração
  • Existem várias limitações ao nível da segurança de implementação de soluções de bilhética NFC/HCE que dificultam a introdução desta tecnologia
  • O modelo de bilhética eletrónica usado atualmente está ainda baseado no armazenamento dos direitos nos suportes não sendo por isso possível a centralização destes direitos num serviço central

A possibilidade de utilização dos smartphones como suportes alternativos aos cartões eletrónicos atualmente obrigatórios, será uma forma de facilitar a utilização do transporte público por utilizadores ocasionais. A utilização dos smartphones tem ainda a vantagem de para além da virtualização do título de transporte, permitir concentrar no mesmo equipamento as funcionalidades de visualização e de compra de títulos de transporte.

No caso da informação ao passageiro em tempo real também não existe grande integração entre os operadores e os smartphones dos passageiros. Existem aqui outras razões que levam a que tal aconteça:

  • A informação existe mas é interna aos próprios operadores não sendo disponibilizada em formato aberto para ser consumida por aplicações de terceiros.
  • A informação é atualmente publicada apenas nos meios próprios dos operadores
  • A informação existe em cada um dos operadores mas não existindo uma plataforma que consolide a informação da rede e a disponibilize aos passageiros.

Pretende-se neste campo a propor a utilização das APPs móveis da bilhética como infraestrutura de recolha de dados sobre o estado da rede de transportes numa vertente multimodal, possibilitando a publicação desta informação de volta aos passageiros. Desta forma será possível implementar serviços de informação para o transporte de passageiros à semelhança do que está a ser feito noutros serviços relacionados com a mobilidade rodoviária.