No contexto específico da utilização dos smartphones nas operações de bilhética pretende-se desenvolver soluções que promovam a maior utilização destes dispositivos para a virtualização dos títulos de transporte. Pretende-se focar o desenvolvimento nas soluções HCE que usam o interface NFC dos smartphones mas são independentes dos MNOs e também por serem mais adequadas a um perfil de utilização ocasional.
Para isso será necessário resolver os desafios de segurança existentes no que se refere à implementação de soluções HCE, de forma a construir APPs com segurança suficiente para utilização no ecossistema atual da bilhética usada no transporte público. Será por isso âmbito deste trabalho o estudo e conceção de uma arquitetura tecnológica que permita a obtenção dos objetivos já enunciados.
Como um subproduto da produção das APPs de suporte à bilhética, pretende-se estudar uma arquitetura de implementação que permita usar estas APPs como sensores ativos na rede de transportes públicos, para a derivação de informação em duas perspetivas:
- Aquisição de dados em tempo real sobre o desempenho da rede
- Aquisição de dados de utilização da bilhética que não são possíveis de obter de outra forma, nomeadamente a inferência das O/D em redes abertas